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Elder Scrolls Legends

é o mais novo jogo da Bethesda,

empresa mais conhecida por fazer os

jogos da série Elder Scrolls (Oblivion

, Skyrim, etc.) e Fallout.

Elder Scrolls Legends é um ccg (jogo

de cartas) que parece um filho de

Hearthstone com Magic.

O jogo é extremamente simples

(igual a hearthstone) porém possui

algumas pequenas diferenças que

possibilitam mais possibilidades

estratégicas.

 

Resuminho do jogo

Legends possui um sistema de mana progressiva (igual a hearthstone), os jogadores têm 30 de vida, os decks têm um mínimo de 50 cartas e são compostos de até duas combinações de cores diferentes (estilo magic). O jogo é relativamente rápido e não foca em cartas com efeitos únicos, ou seja, o jogador não depende de lendárias para criar decks. Para além dos duelos, o jogo já possui um PvE extenso, contendo uma campanha e uma arena PvE (cria um deck na hora e luta contra a maquina). Há um sistema de achievement intenso, com títulos e recompensas dadas por quase qualquer coisa. O jogador pode criar cartas, porém não trocar com outros jogadores.

 

É pay to win?!?!

Acho que o ponto mais válido para muita gente quando se trata CCGs, é se o jogo é pay to win ou não... A princípio Legends parecia pay to win devido as várias semelhanças com Hearthstone. Porém, após atingir um rank antes de Lendário em apenas 5 dias de jogo, posso explicar muito bem porque legends definitivamente não é pay to win.

Para começar, o jogo possui uma extensa campanha pve que fornece diversas cartas para o jogador. Não estou falando só de packs... você ganha decks completos (cada deck tem 50 cartas...) e assim pode montar e remontar o seu próprio deck utilizando estas cartas.

Além do pve e de missões diárias, há um sistema de achievement e um level up da conta que fornecem recompensas constantemente. Um fato que achei bastante interessante e útil, é o do bônus que o jogador ganha ao level up dependendo do avatar/moldura que o jogador escolher. Por exemplo, se o jogador escolher ter a fotinho de um Argoniano ou um Khajiit, ele ganhará cartas dessas raças ao level up. Isso possibilita que o jogador tenha um acesso mais rápido a certas cartas.

O jogo definitivamente recompensa o jogador por jogar. Um exemplo disso são as cartas “upgradable” que o jogo fornece. Por exemplo, você irá ganhar diversas cartas na campanha que poderão ser evoluídas em opção A ou B (maneiro a customização). Para evoluir essas cartas você irá precisar de X level na conta. O maneiro disso é que você ganhará várias cartas épicas e lendárias que serão melhoradas conforme você joga e upa a conta. Você ainda pode criar essas cartas já evoluídas e ou pegá-las em pacotes, porém se não tiver os recursos ou a sorte, você só precisar jogar.

                                                                                                     As características mais marcantes

                                                                                                   1.O campo é dividido em duas                                                                                                               “lanes”. Ou seja, pensem no campo                                                                                                       de magic ou hearth e imaginem ele                                                                                                         dividido. É isso... As criaturas de um                                                                                                     lado só podem atacar ou defender                                                                                                         criaturas do mesmo lado. Isso                                                                                                               possibilita algumas interações e                                                                                                             mecânicas interessantes, como                                                                                                             mudar uma criatura de lane,                                                                                                                   fortalecer um lado e esquecer o                                                                                                             outro, etc. Outro detalhe, é que um                                                                                                       dos lados possui um efeito diferente                                                                                                       do outro... Enquanto o campo                                                                                                                 esquerdo é um campo normal de                                                                                                           qualquer tcg, o campo direito da um efeito de “cover” as criaturas que são “sumonadas” ali(não podem ser atacadas por 1 rodada). Esse detalhe é determinante no jogo e costuma ser muito bem explorado por jogadores experientes.

2.O jogo não foca em Herois e sim em decks, como magic. Você pode combinar até dois decks, azul e amarelo, verde e vermelho e assim vai. Cada deck tem seus aspectos e para quem jogou magic isso vai ser bem familiar e interessante. Apesar de não ser original, isso deixa claro imediatamente que o jogo possui mais variações de decks que hearthstone, cujos decks são bem mapeados (control, agro lock, face Hunter, tempo mage, etc.)

3.O jogo tem um sistema anti rush que já está sendo bastante odiado pelos rushers e amado pela galera control ou midrange. Basicamente os jogadores possuem 6 runas, 1 para cada 5 de vida (isso assumindo que o jogador tenha 30 de vida, pois podem aumentar com alguns efeitos). Conforme a vida do jogador vai se esvaindo, as runas são quebradas e o jogador é recompensado com uma carta. Há alguns efeitos que trabalham com as runas e não preciso dizer que há diversas estratégias que giram em torno disso...

 

O jogo vale bastante a pena, principalmente pelo fato de não ser pay to win. Para quem curte hearthstone, mas quer algo mais sério, com menos RNG ou para quem curte o universo de Elder Scrolls; ESL veio definitivamente para ficar.

 

-Fixxed