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O Globo - Jornal de Bairros
O Globo - Educação

Gamificando a Educação

A gamificação do aprendizado - e não somente do conteúdo - favorece a individualização do ensino.

O aluno aprende a matéria com seu próprio ferramental, e da maneira que lhe for mais confortável.

Além de ter suas habilidades socioemocionais trabalhadas e avaliadas. 

A experiência da sala de aula e a interação com o professor adaptadas para o aluno do século 21.

Ao contrário do conteúdo gamificado, a experiência educacional gamificada funciona de forma não linear e objetiva. Não é um jogo de história ou de matemática, e sim uma experiência educacional de máxima interação e engajamento, tornando-se objetivo apenas na forma com que estimula a busca pelo conhecimento e o fortalecimento socioemocional.

​O professor deixa de ser uma fonte de conteúdo e passa a ser um mediador - um guia do desenvolvimento socioemocional. Nenhuma máquina pode substituir o professor nessa avaliação e direção subjetiva.​

Há poucas regras (mecânicas) para serem decoradas e o objetivo é tornar o jogo intuitivo e acessível, afinal, os alunos não estão na sala para decorar. O foco dos alunos é direcionado principalmente para os desafios, que são trabalhados em cima de diversas metodologias, e centrados em diversas competências.​

Gamificação da sala de aula vem para colocar o aluno no centro do próprio aprendizado. Empoderá-lo no autodescobrimento, e conceder ao professor o seu real valor como um guia, um mediador experiente no desenvolvimento do indivíduo, e não da matéria.

Toda transmissão de conhecimento pode ser Gamificada
Esse é o trabalho da For Games
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