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tire suas dúvidas

Quem pode participar?

Alunos regularmente matriculados em qualquer escola do Município, desde que na faixa etária entre 11 e 18 anos e autorizados por seus responsáveis - clique aqui para ler e imprimir a Autorização de Participação

Como a Escola faz para se inscrever?

Acionando a For Games ou a Secretaria de Educação do Município para receber a visita de um representante e assinar um Termo de Adesão

Tem algum custo para a Escola ou para os alunos?

Não! O Torneio é oferecido pela CODEMAR como parte da instrumentação do Parque Tecnológico de Maricá

Que tipo de Jogos serão trazidos para a Escola?

Os Games do Torneio são selecionados com critério para promover uma competição amigável entre os alunos, sem ferir nenhuma premissa educacional nem estimular comportamentos perniciosos

Depois que escolherem o time as competições vão terminar?

Não! As palestras, Oficinas e a competição para seleção do time são apenas os eventos deflagradores. As Escolas serão instadas a desenvolver suas próprias atividades de envolvimento e desenvolvimento de seus alunos com os Jogos Eletrônicos. Esse desafio faz parte da mecânica do Torneio Intercolegial

Quais são as Regras do Torneio?

O Regulamento do Torneio está disponível para leitura e download no site. Clique no link para ler e imprimir.

Qual a premiação dos alunos nessa fase ?

Cada Time (5 alunos)  receberá uma medalha, um certificado e uma camisa personalizada para as provas seguintes

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Prepare sua Escola para receber o Torneio Intercolegial de Games

Entre junho e setembro de 2019, todas as Escolas do 2º Segmento do Fundamental e do Ensino Médio de Maricá estão convidadas a participar do Torneiro, cujo objetivo é envolver todos os jovens regularmente matriculados da cidade, na faixa entre 11 e 18 anos de idade.

 

O Torneio é realizado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá, a CODEMAR, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, mas seu objetivo é atender a todos os estudantes, sejam das redes públicas (Municipais ou Estaduais), ou privadas.

A Participação é por simples adesão, sem qualquer ônus para a escola, seus alunos ou a comunidade escolar; basta firmar o Termo de Adesão e escolher as melhores datas para realização das atividades previstas.

Nesse período será realizada a etapa intraescolar do Torneio, que consiste principalmente das seguintes atividades:

  1. apresentação dos pressupostos e das regras do Torneio para a Direção e o Corpo Docente da Escola, para os alunos e para seus responsáveis ou familiares;

  2. realização de Palestras e Oficinas dentro da Escola, para alunos interessados no universo dos Games, abordando questões práticas como engenharia reversa dos Jogos, técnicas de construção de Jogos de Tabuleiro, e horizontes profissionais dessa industria;

  3. disputa de Videogames entre os alunos interessados, para montagem de um time de cinco (05) representantes da Escola para a Fase Interescolar.

As duas primeiras atividades envolvem apenas Palestrantes e Oficineiros, e são realizadas simultaneamente, em dois ou três ambientes diferentes (salas), dependendo da clientela, num período de quatro horas - um turno escolar.

A terceira atividade, que consiste na disputa entre alunos para seleção do Time da Escola, é realizada com o suporte de equipamentos e videogames, envolvendo sonorização amplificada, montagem de displays para televisores e uma equipe de monitores. Ela precisa ser executada em outro momento, possivelmente um outro dia, também em um único turno, ou seja, no período de quatro horas.

 

A produção do Torneio leva todos os recursos materiais e humanos necessários para a realização dessa etapa, mas cada Escola deverá eleger um Professor Encarregado, ou Treinador (Coach) para sua equipe.

O propósito do Torneio é deflagrar uma mudança de comportamento com relação aos Jogos Eletrônicos dentro das escolas. Para atingir esse objetivo, ele não pode se limitar aos dois eventos descritos acima. A proposta é manter os alunos aquecidos e em desenvolvimento para a próxima fase, quando a cidade vivenciará uma competição mais intensa.

Por isso estão programados outros eventos ainda nessa etapa: torneios entre pais, entre professores e de uns contra outros; a realização de desafios entre escolas. Esses eventos são induzidos, mas devem ser realizados por iniciativa de cada escola, e contarão pontos para o Time, aumentando suas chances de vencer a etapa final.

Essa fase será encerrada em uma cerimônia no final de setembro, em data a ser divulgada, com a titulação dos atletas (cinco alunos e um professor de cada escola) e a entrega dos uniformes (camisetas) de cada Time.

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